Close

Novembro 29, 2025

Empreender é Escolher Liberdade: O Que Eu Perdi e Ganhei Ao Criar a Minha Própria Empresa

iberdade, realização e sucesso, infográfico, mentora de marketing, empreender para ter liberdade

É muito bom estar aqui hoje falando contigo, empreendedor(a) e líder! E falando desse assunto que me é tão caro que é história empreendedora.

Por que contar a minha história empreendedora pode iluminar o teu caminho no marketing e nos negócios

Compartilhar o que eu sei e o que eu vivi para isso se tornar uma alavanca de crescimento para outras pessoas – esse é o meu propósito aqui hoje. E por empreendedores eu falo profissionais liberais, fundadores e sócios de empresas de todos os tamanhos.

O que eu trago hoje são insights da minha jornada empreendedora misturadas com a minha expertise em marketing que eu espero que gere reflexões valiosas para vocês.

Reflexão guiada: O que você abriu mão e o que você conquistou ao empreender

Empreender é uma aventura, cheia de altos e baixos. 

E para essa aventura valer a pena os ganhos devem superar as perdas.Todos nós abrimos mão de alguma coisa ao empreender para ganhar alguma coisa.

Fecha os olhos e eu vou fazer três perguntas e quero que vocês visualizem a resposta. Podem fechar os olhos.

Pergunta 1- Quando nós decidimos empreender, nós abrimos mão de algo. O que você abriu mão para empreender? O que você ainda abre mão? Registra mentalmente o que você tem perdido.

Pergunta 2- Agora pensa no que você ganhou e tem ganhado a partir do momento que empreendeu. Imagina e visualiza os benefícios que vc usufrui por ter a própria empresa.

Pergunta 3- Resuma em uma palavra porque você empreendeu ou porque vc quer empreender. Uma palavra, registra ela mentalmente.

Agora pode abrir os olhos.

Agora que você já sabe as suas respostas eu te convido a refletir sobre as conclusões que eu tirei da minha experiência empreendedora.

O que eu perdi ao empreender e como essas perdas me tornaram mais forte

E como todos que tem a própria empresa.

Eu também tive que abrir mão de algumas coisas.

As três maiores perdas de quem constrói o próprio negócio e como transformá-las em sabedoria

Perdi as CERTEZAS

Não existem respostas certas ou erradas. Na prática, no dia a dia, a gente aprende por tentativa e erro – o mérito é nosso e o fracasso também. Quanto mais eu busco respostas prontas, mais eu sei que eu tenho que encontrar o meu próprio caminho.

Respostas certas ou erradas deixam de existir. 
Na prática, a gente aprende por tentativa e erro. O mérito é nosso e o fracasso também. mentora de marketing

Perdi a ILUSÃO DA ESTABILIDADE

Eu tive que abrir mão da crença de que ter um emprego é mais estável do que ter a própria empresa. Entendi que a gente se agarra nessa ilusão porque temos o desejo íntimo que outra pessoa resolva a nossa vida, o desejo de entregar o nosso destino nas mãos de alguém e ter a tranquilidade de pensar – tá tudo certo, tá tudo resolvido. Mas isso é apenas uma ilusão. E quanto antes nos damos conta disso, mais rápido assumimos as rédeas do nosso destino e construímos a vida, o trabalho, a remuneração que nós queremos. 

Ninguém vai fazer isso por ti. 

Perdi a OBSESSÃO PELA IDEIA

Ser um visionário, cheio de ideias, que tem uma perspectiva diferente sobre o mundo, que gosta de debater eternamente ideias e filosofias mas não coloca nada em prática é construir uma vida fadada à frustração.Ter a própria empresa é um chamado para a PRÁTICA, para ser ágil em ter ideias e colocá-las em ação, testar, medir ajustar e seguir em frente. Porque o mundo não para para a sua grande ideia. 

O mundo é das pessoas práticas, que não tem medo de arregaçar as mangas e se sujar. Empresários não são expectadores, são construtores, moldam a realidade e impulsionam a sociedade através das suas ideias postas em prática.

E além disso, eu perdi algumas outras coisas fundando uma empresa:

  • Sono tranquilo
  • Caixa do nada
  • Finais de semana e feriados

A liberdade conquistada com um negócio digital que ultrapassa fronteiras

Eu ganhei o que não tem preço, o valor disso é incomparável com qualquer coisa que eu perdi: LIBERDADE

Empreender para ter liberdade de tempo, de espaço e de escolha — e como eu tornei isso realidade

Liberdade Geográfica

Estar em qualquer lugar do mundo. Ao invés de seguir na carreira que eu tinha, que me levaria a morar em São Paulo, eu decidi que queria mais. Eu queria Europa, eu queria estar em qualquer lugar do mundo – o lugar que eu decidisse estar! Abrir a minha própria empresa não só foi a única opção, como foi a melhor opção! 

Empreender para ter liberdade de tempo, de espaço e de escolha — e como eu tornei isso realidade

Não vou mentir! não foi fácil, nem rápido, mudar de país ao mesmo tempo que empreendia foi um duplo desafio, mas a partir do momento que eu venci a primeira barreira que é fazer a empresa ser lucrativa, todas as fronteiras se abrem.

Eu trabalho online e home office há 9 anos. Não existem fronteiras para ganhar dinheiro. Eu posso estar no mesmo país que o meu cliente quanto posso estar em outro país, porque o dinheiro também viaja fronteiras. 

Nós voltamos a morar no Brasil em 2024 e mantivemos clientes em Portugal, não houve recomeço, nós simplesmente mudamos, o trabalho continuou o mesmo, o faturamento o mesmo. 

Liberdade de escolha

Decidir como, quando, com quem e com o que trabalhar. Esse tipo de liberdade também não preço, porque influencia diretamente no nosso grau de realização e felicidade.

Liberdade Financeira

Decidir quanto eu vou ganhar, tendo o poder de mexer no ponteiro do faturamento da minha empresa e no da minha remuneração.

O ciclo da prosperidade: Como relacionamento, competência e previsibilidade sustentam a liberdade

E através o método científico de TESTE, ACERTO E ERRO, o que fez o meu negócio e os negócios dos meus clientes prosperar foram essas três coisas:

  1. REDE DE RELACIONAMENTO
  2. COMPETÊNCIA
  3. HABILIDADE DE CRIAR PREVISIBILIDADE

Rede de Relacionamento e Vendas: Como criei um negócio a partir dos meus conhecidos

Os meus primeiros clientes vieram da minha rede de relacionamento e os próximos clientes vieram através de indicações dessa rede. Eu tenho clientes que vieram de conexões de 3º grau. Um cliente que indicou outro cliente que indicou outro cliente. 

A nossa rede de contatos pessoal e profissional é fundamental não só para a arrancada da empresa quanto para o seu crescimento. Temos que nos empenhar em aumentar a nossa rede de forma coordenada. Todos nós estamos aqui de alguma forma por causa disso – fortalecer laços e criar novos. Eu também participo da maior organização de network do mundo, o BNI e me empenho toda semana para criar relacionamentos que geram negócios.

E a nossa visibilidade impacta diretamente na ampliação da rede – o quanto as nossas redes sociais e o nosso site alcança pessoas que antes não conheciam a empresa e agora podem se tornar clientes.

Mas a ampliação da sua rede pode ser super prejudicada se você e a sua empresa não são

Competência gera recomendação: Se você não é bom no que faz, não empreenda

Você entrega o que prometeu – ou mais do que prometeu?

Competência é Fazer os teus clientes felizes. Tão felizes que eles falam bem sobre você – sem precisar de nenhum incentivo. Empresas que tem que incentivar clientes a falar bem sobre elas tem um grave problema e deveriam instigar o que estão fazendo de errado.

Se você ama o que faz eu tenho certeza que faz bem. Se você tem uam relação próxima, conversa com os seus clientes, você sabe se eles estão felizes e porque estão felizes, você sabe o que eles amam sobre você – o seu diferencial.

Como criei previsibilidade em um negócio criativo e transformei instabilidade em estabilidade

E por último e mais importante para ter um negócio próspero não só hoje mas no futuro: é ter a HABILIDADE DE CRIAR PREVISIBILIDADE

Lembra daqueles altos e baixos do empreendedorismo? Previsibilidade é a arma certa para combater e eliminar o períodos de baixa. 

Trazer previsibilidade para o negócio é criar uma ponte para o futuro.

E o futuro se constrói no hoje!

  • Quantas relações você está fortalecendo hoje para ter clientes amanhã?
  • Quantas mensagens recebeu hoje pedindo mais informações sobre o seu serviço?
  • Quantas pessoas estão lendo o seu blog neste exato momento que entrarão em contato com você nos próximos minutos?
  • Qual conteúdo você está escrevendo hoje que será o artigo mais lido do mês que vem?
  • Qual é a campanha que está criando hoje para estimular as vendas do mês que vem?
  • Qual é o plano que você desenvolvendo no final de 2025 para crescer até 2030?

Não espere respostas prontas: o empreendedorismo exige atitude, prática e ação diária

Ter uma lista de ações hoje, garante a venda de amanhã. 

Alguns exemplos de ações que geram previsibilidade nas vendas:

  • Ter um site aliado a conteúdo e SEO que te entrega todos os meses um número certo de oportunidades, que se transformam em vendas.
  • Frequentar um grupo de network, como o BNI, toda semana que propicia ampliar a rede de relacionamento e receber mais um número certo de contatos que viram clientes.
  • Ter um processo de vendas que que te garante que dos 10 contatos que vc vai receber 5 virão clientes
  • Firmar contratos de 12 meses ou serviços recorrentes que dão estabilidade para a receita da empresa 
  • Fazer pactos claros com o cliente, fazer pesquisa de satisfação para arrumar a casa antes do cliente sair.
  • Saber o momento exato de contatar o cliente que já comprou de você e tá precisando de você de novo.

Por que empreender é construir uma ponte para o futuro — e não viver à deriva

Crie previsibilidade tomando ações conscientes hoje que garantem o seu amanhã. Eu tenho uma agência de marketing. Muitos poderiam dizer que eu estou no mercado da criatividade. Eu digo que eu estou no mercado da previsibilidade. Porque ninguém vive de um post bonito.

Criar uma ponte para o futuro é uma necessidade de todo empresário. 

Levar o teu negócio até as pessoas que precisam dele. Para você fazer a diferença da vida delas. E ao mesmo tempo, você ganha mais liberdade.

E com esses 3 pontos eu fecho o ciclo de prosperidade de um negócio que te dá liberdade.

Não tem fórmula.

Não em segredo.

Arregaça as mangas, vai lá e faz! 

E você não precisa estar sozinho, estamos aqui para trilhar esse caminho contigo de mãos dadas. Clica no banner e fala com a mentora de marketing.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *